Você já terminou de explicar uma estrutura ou novo vocabulário e perguntou: “Did you understand?” E ouviu aquele “yes” coletivo… mas percebeu que, na prática, eles não entenderam?
É aí que entram as CCQs — Concept Checking Questions.
✅ O que são CCQs?
CCQs (Concept Checking Questions) são perguntas simples, curtas e diretas que o professor faz logo após apresentar um novo conteúdo (vocabulário, gramática) para confirmar se os alunos entenderam o conceito — sem precisar explicar tudo de novo.
Elas evitam respostas automáticas como “sim” e ajudam a identificar mal-entendidos reais.
Exemplos:
📌 Exemplo:
🔹 Após ensinar “used to”:
🛑 Errado: “What does used to mean?” (Essa pergunta exige conhecimento gramatical e metalanguage)
🟢 Certo:
→ “Is it something you do now?”
→ “Is it about the past?”
→ “Was it a habit?”
🎯 Por que usar CCQs?
🔹 Garantem que o aluno entendeu o significado real da estrutura.
🔹 Evitam traduções desnecessárias.
🔹 Permitem que o aluno pense em inglês.
🔹 Dão ao professor um retorno imediato sobre a eficácia da explicação.
🧠 Dicas para criar boas CCQs
➡️ Evite perguntas abertas como “Do you understand?”
➡️ Use a linguagem do aluno: mantenha o vocabulário compatível com o nível da turma.
➡️ Planeje com antecedência: escreva suas CCQs quando estiver preparando a aula.
➡️ Limite a 2 ou 3 perguntas por conceito para não cansar ou confundir.
➡️ Use gestos, exemplos e situações visuais para complementar, se necessário.
➡️ Use dicionários confiáveis, como o Cambridge Dictionary, para verificar significados com precisão.
✅ Exemplos e sugestões de CCQs
📌 Exemplo 1:
Bored: Feeling unhappy because something is not interesting or because you have nothing to do.
→ “Is it a positive characteristic?” | 👉 Answer: No.
→ “Are you interested?” | 👉 Answer: No.
→ “Are you happy?” | 👉 Answer: No.
→ “Which one is bored? Picture 1 [😁] or picture 2 [😒]” | 👉 Answer: Picture 2.
📌 Exemplo 2:
Starving: dying because of not having enough food | [informal] very hungry.
→ “Do you want to eat?” | 👉 Answer: Yes.
→ “Are you a little hungry or very hungry?” | 👉 Answer: Very hungry.
→ “Is it a formal or informal way to say you’re very hungry?” | 👉 Answer: Informal.
→ “Are you actually dying without food?” | 👉 Answer: No. It’s just an exaggeration.
→ “Can you say “I’m starving” after a big meal?” | 👉 Answer: No.
📌 Exemplo 3:
Going To (Future Plans): I’m going to travel next month.
→ “Is this about the past or the future?” | 👉 Answer: Future.
→ “Have I decided already?” | 👉 Answer: Yes.
→ “Is it a plan?” | 👉 Answer: Yes.
📌 Exemplo 4:
Second Conditional: If I won the lottery, I would buy a big house.
→ “Am I talking about something real or imaginary?” | 👉 Answer: Imaginary.
→ “Did I win the lottery?” | 👉 Answer: No.
→ “Can I buy a big house now?” | 👉 Answer: No.
👩🏫 Verificando a compreensão de forma eficiente
CCQs não são “perguntas de prova”, mas ferramentas pedagógicas essenciais. Elas mostram se o caminho do aprendizado está claro antes de seguir adiante. Comece com estruturas simples e vá ganhando confiança. Com o tempo, criar boas CCQs se torna automático! Mas lembre-se de adaptar suas perguntas ao nível de proficiência dos alunos.
📣 E você, já usa CCQs nas suas aulas?
Compartilhe um exemplo nos comentários ou envie uma dúvida — vamos juntos tornar nossas aulas mais claras, objetivas e eficazes! 🧠✨
Deixe um comentário